Oscar Piastri, por seu comportamento “sujo” com Max Verstappen durante o GP da Grã-Bretanha, que fez com que Verstappen perdesse a temperatura estável dos pneus e o tirasse da pista.

O Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2025 em Silverstone ficará marcado na história como uma corrida cheia de reviravoltas, com um confronto controverso entre Max Verstappen e Oscar Piastri sendo um dos destaques. A FIA aplicou uma punição oficial ao piloto da McLaren, Piastri, após o que Verstappen chamou de comportamento “sujo” atrás do safety car. O australiano freou bruscamente, o que, segundo os comissários, desestabilizou a temperatura dos pneus de Verstappen, fazendo com que o holandês saísse da pista na relargada. A decisão, que rendeu a Piastri uma punição de dez segundos e dois pontos de penalidade em sua superlicença, gerou um debate acalorado no mundo da Fórmula 1 e destacou a intensa rivalidade entre Verstappen e os pilotos da McLaren.

A corrida começou com Verstappen na pole, um feito impressionante considerando as dificuldades da Red Bull com subviragem e falta de ritmo nos treinos livres. O holandês, com um ajuste de downforce mínimo, inicialmente manteve a liderança, mas a chuva e várias intervenções do safety car mudaram o curso da corrida. O incidente crucial ocorreu durante a segunda intervenção do safety car, quando Piastri, então líder, reduziu drasticamente sua velocidade na reta entre as curvas 14 e 15, caindo de 218 km/h para 52 km/h. Verstappen, que estava diretamente atrás dele, teve que desviar para evitar uma colisão. Sua frustração era palpável pelo rádio: “Ele jogou sujo!” Os comissários decidiram que Piastri havia violado o Artigo 55.15 do regulamento esportivo, que proíbe freadas bruscas atrás do safety car, e impuseram uma penalidade.

As consequências foram desastrosas. Os pneus de Verstappen perderam a temperatura ideal, fazendo com que seu Red Bull RB21 perdesse aderência na relargada. Ele rodou na última curva, caindo da segunda para a décima posição e perdendo pontos valiosos no campeonato, onde já está 49 pontos atrás de Piastri. A penalidade custou a liderança de Piastri, permitindo que seu companheiro de equipe Lando Norris vencesse, seguido por um surpreendente Nico Hülkenberg, que conquistou sua primeira vitória pela Sauber. Piastri, que terminou em terceiro após a corrida, ficou furioso com a penalidade e permaneceu em silêncio em entrevistas: “Parabéns ao Nico, ele merece.” Em X, os fãs expressaram reações mistas. Alguns, como @MikeeNL, consideraram a penalidade justificada dada a natureza perigosa da ação de Piastri, enquanto outros acharam que Verstappen estava exagerando e que o giro foi culpa dele.

Essa controvérsia alimenta a crescente rivalidade entre Verstappen e McLaren, dois pilotos que dominaram a Fórmula 1 nesta temporada. Piastri lidera o campeonato com cinco vitórias, incluindo Bahrein e Hungria, e tem sido elogiado por seu estilo de pilotagem agressivo, porém controlado. No início deste ano, ele forçou Verstappen a um acidente em Jidá e, na Áustria, aproveitou uma colisão entre Verstappen e Andrea Kimi Antonelli. O ex-campeão Jacques Villeneuve, em entrevista à Vision4Sport, disse que Piastri desfruta de certa “proteção” da FIA, provavelmente devido à sua proximidade com seu mentor Mark Webber. Villeneuve destacou que Piastri tinha menos probabilidade de ser punido do que Verstappen, uma afirmação que voltou a ser debatida após Silverstone.

Para Verstappen, esta corrida foi mais um revés em uma temporada difícil. Após um abandono na Áustria e uma punição em Abu Dhabi 2024, onde já havia recebido dois pontos de punição por uma colisão com Piastri, ele agora soma oito. Doze pontos resultarão em uma suspensão de corrida, comprometendo ainda mais suas chances de título. O Red Bull RB21 está menos competitivo que a dominante McLaren este ano, e a pole position de Verstappen em Silverstone é uma prova de seu talento excepcional. Apesar de tudo, ele continua combativo, como declarou após a classificação: “Eu nunca desisto.”

A McLaren comemorou uma vitória agridoce com Norris na liderança, mas a penalidade imposta a Piastri lançou uma sombra sobre seu sucesso. O chefe da equipe, Andrea Stella, defendeu seu piloto, mas os comissários permaneceram inflexíveis, destacando o perigo das ações de Piastri. Os fãs britânicos, que torciam por Norris e Hamilton, aplaudiram o giro de Verstappen, inflamando ainda mais o clima em Silverstone. Embora a vitória histórica de Hulkenberg tenha sido animadora, foi o confronto entre Verstappen e Piastri que dominou as manchetes. Com a aproximação do Grande Prêmio da Bélgica, a rivalidade entre esses dois pilotos intransigentes tende a se intensificar. A promessa de Piastri de “lutar mais” e a determinação de Verstappen em se recuperar deram o tom para um restante de temporada explosivo.

Related Posts

With the insanely tuned RB21 and support from father Jos, Max Verstappen accomplishes the impossible in the lion’s den: ‘This just can’t be done’

With ridiculously tuned RB21 and support from father Jos, Max Verstappen does the impossible in the lion’s den: “This is absolutely not possible” In a race that was full of…

Read more

A bad day for Redbull when the FIA ​​president gave an OFFICIAL PUNISHMENT to Max Verstappen after what was recorded on the racer’s RADIO, leaving boss Horner helpless !!

💣A bad day for Redbull when the FIA ​​president gave an OFFICIAL PUNISHMENT to Max Verstappen after what was recorded on the racer’s RADIO, leaving boss Horner helpless !!  …

Read more

FIA’s STUNNING PENALTY DECISION on Piastri Ignites MASSIVE CONTROVERSY as F1 Drivers Call Out INCONSISTENCY!

FIA’s STUNNING PENALTY DECISION on Piastri Ignites MASSIVE CONTROVERSY as F1 Drivers Call Out INCONSISTENCY! In an unexpected turn of events, the FIA has made a penalty decision that has…

Read more

Sad news: An hour ago in Las Vegas, Jennifer Lopez, 55, after attending the AMAs, has just announced to her fans the sad news that…

Just one hour ago, a wave of shock swept through Las Vegas and around the world as heartbreaking news emerged from the family of global superstar Jennifer Lopez. At the…

Read more

Texas Senator Under Fire for Escaping to Vacation While Disaster Strikes Amid Devastating Floods

While the people of Texas struggled with the historic flood that killed more than 110 people, the Senator of this state, Ted Cruz, was caught traveling in Greece, sparking a…

Read more

US: Texas urgently searches for more than 160 people missing after historic flood

As of July 8 (local time), at least 109 people have died and more than 160 are still missing after flash floods devastated the Texas Hill Country, USA. Rescue efforts…

Read more

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *