O ex-campeão mundial Jacques Villeneuve acusou a FIA, órgão regulador da Fórmula 1, de manipular os resultados do campeonato deste ano ao punir Max Verstappen com mais severidade do que seus rivais pelo título.

O mundo da Fórmula 1 foi novamente desacreditado pelas declarações polêmicas do ex-campeão mundial Jacques Villeneuve. O canadense, campeão mundial em 1997, acusou a FIA, a federação internacional de automobilismo, de manipular os resultados do campeonato na temporada de 2025, tornando Max Verstappen mais rigoroso do que seus concorrentes, em particular o piloto da McLaren, Oscar Piastri. Os comentários de Villeneuve, expressos durante uma entrevista à Vision4Sport em 13 de maio de 2025, desencadearam uma onda de discussão no paddock e entre os fãs, especialmente porque este ano Verstappen tem dificuldade em manter seu domínio em um grid mais competitivo.

As acusações de Villeneuve se concentram no que ele vê como um tratamento desigual dos pilotos pela FIA. Segundo o ex-piloto, Piastri, que conquistou quatro vitórias nesta temporada nas seis primeiras corridas e a liderança do campeonato, é punido com menos rapidez do que Verstappen. “Se algo acontece, Piastri não recebe punição tão rapidamente quanto Max Verstappen, por exemplo. Isso também ajuda enormemente na luta pelo campeonato”, disse Villeneuve. Ele citou incidentes na Arábia Saudita e em Miami, onde Piaastri começou a brigar com Verstappen e saiu vitorioso, em parte devido a uma penalidade de tempo para o holandês em Jeddah. Essa desigualdade nas punições, diz Villeneuve, dá a Piastri uma vantagem injusta na disputa pelo título.

As críticas de Villeneuve surgem em um momento em que Verstappen, que conquistou quatro títulos mundiais consecutivos, atravessa uma temporada desafiadora. A McLaren tem um carro forte este ano, e Piaastri lidera o campeonato com 32 pontos de vantagem sobre Verstappen, que está em terceiro lugar. Nesta temporada, Verstappen teve que lidar com várias penalidades, incluindo uma colisão impactante com George Russell durante o Grande Prêmio da Espanha em 1º de junho de 2025, pela qual recebeu uma penalidade de tempo e pontos de penalidade em sua superlicença. Com oito pontos de penalidade em sua licença, Verstappen está a apenas um ponto de uma possível suspensão, o que pressiona ainda mais suas chances de título. Villeneuve sugere que a abordagem mais rigorosa da FIA em relação a Verstappen faz parte de uma agenda mais ampla para tornar a competição mais emocionante, prejudicando o holandês.

As declarações de Villeneuve não são inéditas. No início desta temporada, Jos Verstappen, pai de Max, também criticou a FIA após duas punições de dez segundos que Max recebeu durante o Grande Prêmio do México de 2024. Jos chamou as decisões dos comissários de “impressionantes” e sugeriu que houve uma confusão. O comissário da FIA, Johnny Herbert, que esteve envolvido nessas punições, defendeu as decisões, mas também afirmou ser um “grande fã” de Verstappen, o que não reduziu as tensões. Esses incidentes alimentaram ainda mais a discussão sobre a consistência das decisões dos comissários da FIA.

A própria FIA respondeu às crescentes críticas ajustando as regras sobre linguagem imprópria e má conduta em maio de 2025. As multas máximas para tais violações foram reduzidas pela metade, e os comissários agora podem impor punições condicionais em caso de primeira violação. O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, enfatizou que essas mudanças visam gerenciar melhor as emoções durante as corridas, mas críticos, incluindo Villeneuve, veem isso como uma tentativa de apaziguar a percepção pública sem abordar a essência do problema. O próprio Verstappen indicou que está mais cauteloso em suas declarações, especialmente após a introdução de regras mais rígidas contra Schelden, que em 2025 podem resultar em multas de até 240.000 euros e até mesmo suspensões.

A controvérsia em torno das FIAs também tem implicações mais amplas para o esporte. Os comentários de Villeneuve alimentam especulações sobre o futuro de Verstappen, que, segundo rumores, pode deixar a Red Bull em 2026 devido aos novos regulamentos de motores e ao forte desempenho de concorrentes como a Mercedes. Apesar de seu contrato ser válido até 2028, uma cláusula poderia permitir sua saída caso a Red Bull não se mantenha competitiva. Por enquanto, Verstappen permanece focado, mas seu recente silêncio na mídia, conforme relatado pelo Racingnews365, sugere que ele sente a pressão da FIA e da opinião pública.

Enquanto a temporada de 2025 continua, permanece a dúvida se as decisões da FIA realmente influenciarão os resultados do campeonato. As acusações de Villeneuve colocam os holofotes voltados para a integridade do esporte, e os fãs aguardam ansiosamente as próximas corridas para ver se Verstappen pode compensar sua falta de desempenho ou se o suposto tratamento preferencial de Piastri lhe garantirá o título.

Related Posts

😱🚨 El entrenador de la selección española, Luis de la Fuente, ha oficialmente excluido a tres jugadores del Barcelona de la lista para la fase de clasificación del Mundial. “Han roto mis reglas y no lo aceptaré…”, declaró el entrenador, sorprendiendo a todos al revelar las identidades de los tres jugadores excluidos y la verdad detrás de esta decisión.

En un giro inesperado, el seleccionador español, Luis de la Fuente, ha anunciado la exclusión de tres jugadores del FC Barcelona —Pedri, Gavi y Alejandro Balde— de la convocatoria para…

Read more

🚨 BREAKING: Jim Jordan introduces a new bill that would require American-born citizenship for both the presidency and Congress. Would you support this?

In a move that has set social media ablaze, Ohio Congressman Jim Jordan has introduced a controversial new bill that would mandate American-born citizenship as a requirement for anyone seeking…

Read more

1 minute ago, evidence shows that Lisa Bloom (a women’s rights attorney and daughter of Gloria Allred) was accused in 2017 of offering money to women to make sexual misconduct allegations against Donald Trump during the 2016 election. Such payments could incentivize false claims, with Republicans calling it a political campaign against Trump.

In a development that has resurfaced from 2017, evidence suggests that Lisa Bloom, a prominent women’s rights attorney and daughter of renowned lawyer Gloria Allred, was accused of arranging financial…

Read more

🔥😱 ¡Lamine Yamal ESTALLA contra Rashford! Lo destroza por su actuación decepcionante en el Barcelona y exige que no vuelva a jugar 🚨 Pero lo más impactante llega cuando Hansi Flick interviene con OCHO PALABRAS que dejan a los aficionados entre la sorpresa y la decepción…

Marcus Rashford llegó al FC Barcelona con grandes expectativas de convertirse en la nueva estrella del ataque, pero tras tres jornadas de La Liga, el delantero inglés aún no ha…

Read more

⚡😱 “¡No Está Contigo!” Vinicius Jr. Sacude el Mundo del Fútbol con Sus Palabras Sobre Lamine Yamal, y Menos de 30 Minutos Después, Leo Messi Defiende a Yamal con Solo Una Frase Impactante.

Vinicius Jr. causó revuelo con sus impactantes declaraciones sobre Lamine Yamal. Messi respondió con fiereza de inmediato. El ambiente, ya de por sí tenso, entre el Real Madrid y el…

Read more

🔥😱 ESCÁNDALO TOTAL: ¡Lamine Yamal atrapado en un triángulo amoroso explosivo con una cantante sexy y una estrella del Real Madrid! 💔⚡ ¿Engaño o traición? La polémica sacude al Barça y amenaza con encender una guerra sin control contra el Madrid dentro y fuera del campo 👉

Se sospecha que la cantante Nicki Nicole “estaba parada en esta montaña, mirando aquella montaña”, lo que provocó la ruptura de su relación con Lamine Yamal. Se rumorea que Nicki…

Read more

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *