O ex-campeão mundial Jacques Villeneuve acusou a FIA, órgão regulador da Fórmula 1, de manipular os resultados do campeonato deste ano ao punir Max Verstappen com mais severidade do que seus rivais pelo título.

O mundo da Fórmula 1 foi novamente desacreditado pelas declarações polêmicas do ex-campeão mundial Jacques Villeneuve. O canadense, campeão mundial em 1997, acusou a FIA, a federação internacional de automobilismo, de manipular os resultados do campeonato na temporada de 2025, tornando Max Verstappen mais rigoroso do que seus concorrentes, em particular o piloto da McLaren, Oscar Piastri. Os comentários de Villeneuve, expressos durante uma entrevista à Vision4Sport em 13 de maio de 2025, desencadearam uma onda de discussão no paddock e entre os fãs, especialmente porque este ano Verstappen tem dificuldade em manter seu domínio em um grid mais competitivo.

As acusações de Villeneuve se concentram no que ele vê como um tratamento desigual dos pilotos pela FIA. Segundo o ex-piloto, Piastri, que conquistou quatro vitórias nesta temporada nas seis primeiras corridas e a liderança do campeonato, é punido com menos rapidez do que Verstappen. “Se algo acontece, Piastri não recebe punição tão rapidamente quanto Max Verstappen, por exemplo. Isso também ajuda enormemente na luta pelo campeonato”, disse Villeneuve. Ele citou incidentes na Arábia Saudita e em Miami, onde Piaastri começou a brigar com Verstappen e saiu vitorioso, em parte devido a uma penalidade de tempo para o holandês em Jeddah. Essa desigualdade nas punições, diz Villeneuve, dá a Piastri uma vantagem injusta na disputa pelo título.

As críticas de Villeneuve surgem em um momento em que Verstappen, que conquistou quatro títulos mundiais consecutivos, atravessa uma temporada desafiadora. A McLaren tem um carro forte este ano, e Piaastri lidera o campeonato com 32 pontos de vantagem sobre Verstappen, que está em terceiro lugar. Nesta temporada, Verstappen teve que lidar com várias penalidades, incluindo uma colisão impactante com George Russell durante o Grande Prêmio da Espanha em 1º de junho de 2025, pela qual recebeu uma penalidade de tempo e pontos de penalidade em sua superlicença. Com oito pontos de penalidade em sua licença, Verstappen está a apenas um ponto de uma possível suspensão, o que pressiona ainda mais suas chances de título. Villeneuve sugere que a abordagem mais rigorosa da FIA em relação a Verstappen faz parte de uma agenda mais ampla para tornar a competição mais emocionante, prejudicando o holandês.

As declarações de Villeneuve não são inéditas. No início desta temporada, Jos Verstappen, pai de Max, também criticou a FIA após duas punições de dez segundos que Max recebeu durante o Grande Prêmio do México de 2024. Jos chamou as decisões dos comissários de “impressionantes” e sugeriu que houve uma confusão. O comissário da FIA, Johnny Herbert, que esteve envolvido nessas punições, defendeu as decisões, mas também afirmou ser um “grande fã” de Verstappen, o que não reduziu as tensões. Esses incidentes alimentaram ainda mais a discussão sobre a consistência das decisões dos comissários da FIA.

A própria FIA respondeu às crescentes críticas ajustando as regras sobre linguagem imprópria e má conduta em maio de 2025. As multas máximas para tais violações foram reduzidas pela metade, e os comissários agora podem impor punições condicionais em caso de primeira violação. O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, enfatizou que essas mudanças visam gerenciar melhor as emoções durante as corridas, mas críticos, incluindo Villeneuve, veem isso como uma tentativa de apaziguar a percepção pública sem abordar a essência do problema. O próprio Verstappen indicou que está mais cauteloso em suas declarações, especialmente após a introdução de regras mais rígidas contra Schelden, que em 2025 podem resultar em multas de até 240.000 euros e até mesmo suspensões.

A controvérsia em torno das FIAs também tem implicações mais amplas para o esporte. Os comentários de Villeneuve alimentam especulações sobre o futuro de Verstappen, que, segundo rumores, pode deixar a Red Bull em 2026 devido aos novos regulamentos de motores e ao forte desempenho de concorrentes como a Mercedes. Apesar de seu contrato ser válido até 2028, uma cláusula poderia permitir sua saída caso a Red Bull não se mantenha competitiva. Por enquanto, Verstappen permanece focado, mas seu recente silêncio na mídia, conforme relatado pelo Racingnews365, sugere que ele sente a pressão da FIA e da opinião pública.

Enquanto a temporada de 2025 continua, permanece a dúvida se as decisões da FIA realmente influenciarão os resultados do campeonato. As acusações de Villeneuve colocam os holofotes voltados para a integridade do esporte, e os fãs aguardam ansiosamente as próximas corridas para ver se Verstappen pode compensar sua falta de desempenho ou se o suposto tratamento preferencial de Piastri lhe garantirá o título.

Related Posts

GOOD NEWS🔴 Chris Gotterup has donated $1.6 million in prize money from his 2025 Genesis Scottish Open win to children’s charity Mencap. The gesture has moved the entire golf world.

Chris Gotterup has captured the hearts of fans worldwide—not just with his golf, but with an extraordinary act of generosity. Following his stunning victory at the 2025 Genesis Scottish Open,…

Read more

Caitlin Clark Drops a Bombshell: “If Sophie Cunningham Is Punished, I’ll Leave the WNBA”—A Shocking Ultimatum That Ignites a Firestorm Among Fans and Shakes the League to Its Core

It was a statement no one saw coming, but one that instantly sent tremors through the world of women’s basketball. In a move as bold as it is controversial, Caitlin…

Read more

Ferrari F1 CEO Makes Unexpected Visit Amid Growing Internal Conflict and Pressure on Boss Vasseur, While Lewis Hamilton’s 9-Word Move Leaves CEO Stunned

Photo: © IMAGO Ferrari chairman John Elkann’s absence at the Canadian Grand Prix has caught the attention of the Italian media, as pressure continues to pile on F1 team principal Fred…

Read more

ÚLTIMA HORA: Elon Musk deja a toda España sin palabras con una oferta de 10 millones de dólares para que Carlos Alcaraz promocione Tesla en el próximo torneo en el que participará. Al igual que con el rechazo previo de colaborar en Roland-Garros, la reacción de Alcaraz esta vez hizo enloquecer a Elon Musk, quien emitió una declaración de 9 palabras que ha dejado preocupados a los fanáticos españoles.

¡Elon Musk deja a toda España sin palabras con una propuesta de 10 millones de dólares para que Carlos Alcaraz promocione Tesla, pero su reacción deja a Musk furioso! En…

Read more

Superman 2025 continues to shock the world when releasing a trailer that James Gunn said was “THE BEST OF ALL PREVIOUS VERSIONS”

The cinematic landscape is buzzing with anticipation as DC Studios unveiled the latest trailer for Superman, set to soar into theaters on July 11, 2025. Directed by James Gunn, the film…

Read more

JUST NOW: JB Pritzker goes off on GOP Rep. Mary Miller: “I am not going to be lectured to by somebody who extols the virtues of Adolf Hitler”

Illinois Governor JB Pritzker unleashed a fiery rebuke against GOP Representative Mary Miller during a heated House Oversight Committee hearing, sharply criticizing her for a past comment invoking Adolf Hitler….

Read more

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *