📢 O ex-campeão mundial Jacques Villeneuve acusa a FIA, o organismo regulador da Fórmula 1, de manipular os resultados do campeonato deste ano ao castigar Max Verstappen de forma mais severa do que os seus rivais pelo título.

O mundo da Fórmula 1 foi novamente desarrumado por comentários controversos do ex -campeão mundial Jacques Villeneuve. O canadense, que conquistou o título mundial em 1997, acusou a FIA, o órgão internacional do Motorsport, de manipular os resultados do campeonato na temporada de 2025, punindo Max Verstappen mais severamente do que seus rivais, principalmente a McLaren Driver Piastri. Os comentários de Villeneuve, feitos durante uma entrevista ao Vision4Sport em 13 de maio de 2025, desencadearam uma onda de debate no paddock e entre os fãs, especialmente quando Verstappen luta para manter seu domínio em um campo mais competitivo este ano.

As acusações de Villeneuve se concentram no que ele vê como tratamento desigual de motoristas pela FIA. De acordo com o ex -piloto, Piastri, que venceu quatro das seis primeiras corridas nesta temporada e lidera o campeonato, é punido menos rapidamente que Verstappen. “Se algo acontecer, Piastri não recebe penalidades tão rapidamente quanto, por exemplo, Max Verstappen. Isso também ajuda enormemente na batalha pelo campeonato”, disse Villeneuve. Ele apontou para os incidentes na Arábia Saudita e em Miami, onde Piastri lutou contra Verstappen e emergiu vitorioso, em parte devido a uma penalidade de tempo para o holandês em Jeddah. Villeneuve argumenta que essa disparidade de penalidades dá a Piastri uma vantagem injusta na corrida do título.

A crítica de Villeneuve vem quando Verstappen, que ganhou quatro títulos mundiais seguidos, está enfrentando uma temporada desafiadora. A McLaren tem um carro forte este ano, com Piastri liderando o campeonato em 32 pontos sobre Verstappen, que está em terceiro lugar. Verstappen enfrentou várias penalidades nesta temporada, incluindo uma colisão de alto perfil com George Russell no Grande Prêmio Espanhol em 1º de junho de 2025, que o viu entregar um pênalti e uma penalidade em sua superlicense. Com oito pontos de penalidade em sua licença, Verstappen está agora a apenas um ponto de uma suspensão em potencial, minando ainda mais suas esperanças de título. Villeneuve sugere que a abordagem mais dura da FIA para Verstappen faz parte de uma agenda mais ampla para apimentar a competição desvantando o holandês.

As declarações de Villeneuve não não têm precedentes. No início desta temporada, o pai de Max, Jos Verstappen, também criticou a FIA depois de duas penalidades de 10 segundos que Max recebeu durante o Grande Prêmio do México de 2024. Jos chamou as decisões dos administradores de “golpes” e sugeriu que havia preconceito. A Fia Steward Johnny Herbert, que estava envolvida nessas penalidades, defendeu as decisões, mas também afirmou que ele era um “grande fã” de Verstappen, que não facilitou as tensões. Esses incidentes alimentaram ainda mais o debate sobre a consistência das decisões de administração da FIA.

A própria FIA respondeu às crescentes críticas, alterando suas regras sobre linguagem inadequada e má conduta em maio de 2025. As multas máximas para tais ofensas foram reduzidas pela metade, e os comissários agora podem impor sentenças suspensas por uma primeira ofensa. O presidente da FIA, Mohammed, Ben Sulayem, enfatizou que as mudanças têm como objetivo gerenciar melhor as emoções durante as raças, mas os críticos, incluindo Villeneuve, os vêem como uma tentativa de acalmar a percepção do público sem abordar a causa raiz do problema. O próprio Verstappen indicou que será mais cauteloso em suas declarações, especialmente após a introdução de regras mais rigorosas contra o juramento, o que pode resultar em multas de até 240.000 euros e até suspensões em 2025.

A controvérsia em torno das punições da FIA também tem implicações mais amplas para o esporte. Os comentários de Villeneuve alimentaram especulações sobre o futuro de Verstappen, que há rumores de deixar a Red Bull em 2026 devido aos novos regulamentos do motor e ao forte desempenho de rivais como a Mercedes. Apesar de seu contrato em funcionamento até 2028, uma cláusula poderia permitir que ele saia se Red Bull permanecer não competitivo. Por enquanto, Verstappen permanece focado, mas seu recente silêncio na mídia, conforme relatado pela RacingNews365, sugere que ele está sentindo a pressão da FIA e da opinião pública.

À medida que a temporada de 2025 se destaca, permanecem questões sobre se as decisões da FIA realmente influenciam os resultados do campeonato. As alegações de Villeneuve destacaram a integridade do esporte, com os fãs aguardando ansiosamente as próximas corridas para ver se Verstappen pode compor o terreno perdido ou se o suposto tratamento preferencial de Piastri lhe dará o título.

Related Posts

23 States and D.C. Sue Trump Administration – The Truth Behind the Lawsuit…

According to CNN, Democratic attorneys general and governors in 23 US states as well as the capital Washington DC said that the Trump administration’s sudden cut of more than $12 billion in…

Read more

23 States and D.C. Sue Trump Administration – The Truth Behind the Lawsuit…

According to CNN, Democratic attorneys general and governors in 23 US states as well as the capital Washington DC said that the Trump administration’s sudden cut of more than $12 billion in…

Read more

¡NOTICIA IMPACTANTE! El Barcelona ofrece 150 millones de euros con un contrato faraónico para Nico Williams, dejando al Inter en shock. Pero de inmediato, la respuesta de 8 palabras de Williams deja al Barcelona sin palabras…

¡NOTICIA IMPACTANTE! El FC Barcelona ha lanzado una oferta absolutamente descomunal para hacerse con los servicios del joven prodigio del Athletic Club, Nico Williams. Según fuentes cercanas al club, la…

Read more

JUST NOW: JB Pritzker goes off on GOP Rep. Mary Miller: “I am not going to be lectured to by somebody who extols the virtues of Adolf Hitler”

Illinois Governor JB Pritzker unleashed a fiery rebuke against GOP Representative Mary Miller during a heated House Oversight Committee hearing, sharply criticizing her for a past comment invoking Adolf Hitler….

Read more

“Iran’s Bold Gamble: Will Tehran Strike a Deal with Israel and Defy the U.S. in a Nuclear Showdown?”

According to a report from the Wall Street Journal, Iran is seeking to ease tensions with Israel and is considering resuming nuclear negotiations with the United States amidst the increasingly…

Read more

🔥SHOCKING POLL: Should Tom Homan JAIL Democrat Mayors Defying Deportations?🇺🇸

The internet is ablaze with a explosive question rocking the political landscape: Do you support Tom Homan, Trump’s border czar, arresting Democrat mayors who dare to block deportations? This viral poll, spreading…

Read more

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *