Max Verstappen acusa o piloto da McLaren, Oscar Piastri, de frear deliberadamente na frente dele enquanto o safety car estava em operação, causando oscilações na temperatura dos pneus e, consequentemente, tirando Verstappen da pista durante o GP da Grã-Bretanha em Silverstone.

O Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2025 em Silverstone foi uma corrida cheia de reviravoltas e controvérsias, com Max Verstappen no centro da confusão. O tetracampeão mundial, que largou da pole position, acusou o piloto da McLaren, Oscar Piastri, de dirigir de forma antidesportiva atrás do safety car, comportamento que, segundo Verstappen, levou ao seu giro e à queda repentina na classificação. Verstappen chamou a manobra de Piastri de “golpe baixo” e destacou o impacto na temperatura dos pneus, deixando-o vulnerável na relargada. Essa acusação, feita no rádio e posteriormente em entrevistas, alimentou ainda mais a rivalidade entre Verstappen e McLaren em uma temporada em que a disputa pelo campeonato atingiu uma intensidade sem precedentes.

A corrida começou com tudo para Verstappen, que surpreendeu amigos e rivais na classificação ao garantir a pole position graças a uma configuração ousada e downforce mínimo. Apesar de uma sexta-feira difícil, quando a Red Bull sofreu com subviragem, Verstappen fez uma volta magistral, superando por pouco Piastri e Lando Norris. Ele inicialmente manteve a liderança, mas a chuva e várias aparições do safety car mudaram radicalmente o curso da corrida. O momento crucial ocorreu durante a segunda fase do safety car, quando Piastri, então líder, freou bruscamente na reta entre as curvas 14 e 15. De acordo com os comissários, ele reduziu sua velocidade de 218 km/h para 52 km/h, o que surpreendeu Verstappen e o forçou a fazer uma manobra evasiva para evitar uma colisão.

Verstappen alegou que a freada brusca havia alterado a temperatura dos pneus, fazendo com que seu Red Bull RB21 perdesse aderência na relargada. Na relargada, ele rodou na última curva, caindo da segunda para a décima posição e perdendo pontos valiosos no campeonato. Ele expressou sua frustração pelo rádio: “Ele jogou sujo!”. Os comissários concordaram com Verstappen e aplicaram uma penalidade de dez segundos a Piastri por violar o Artigo 55.15, que proíbe freadas bruscas atrás do safety car. A penalidade custou a vitória a Piastri, que foi para seu companheiro de equipe Norris, enquanto Nico Hülkenberg surpreendentemente conquistou sua primeira vitória pela Sauber. Piastri ficou furioso com a penalidade e se recusou a falar em entrevistas no pódio, apenas elogiando o desempenho de Hülkenberg: “Parabéns, Nico, esse foi o ponto alto do dia.”

A controvérsia acirrou ainda mais a já tensa relação entre Verstappen e a McLaren. Piastri, que assumiu a liderança do campeonato nesta temporada após vitórias no Bahrein, Arábia Saudita e Hungria, provou ser um adversário formidável. Seu estilo de pilotagem agressivo, que ele compara ao de Verstappen, mas “um pouco menos brutal”, já levou a confrontos, como em Jeddah, onde forçou Verstappen a cometer um erro. Verstappen reconheceu em entrevista à BBC que respeitava a abordagem linha-dura de Piastri, mas seu tom foi mais mordaz em Silverstone. “Não foi corrida, foi irresponsabilidade”, disse ele, referindo-se ao incidente de frenagem.

Para a McLaren, a corrida foi um sucesso agridoce. Embora Norris tenha vencido, a punição aplicada a Piastri ofuscou seu desempenho dominante. O chefe da equipe, Andrea Stella, defendeu seu piloto, mas os comissários foram claros: a ação de Piastri foi uma falta que colocou Verstappen em perigo. Nas redes sociais, principalmente no X, os fãs estavam divididos. Alguns, como @heart4VER, chamaram a ação de Piastri de um “teste de freio” deliberado que tirou Verstappen e Norris da pista, enquanto outros acreditaram que Verstappen havia exagerado e que o giro foi culpa dele. Os fãs britânicos, que apoiavam Norris e Hamilton, aplaudiram ruidosamente a saída de Verstappen, inflamando ainda mais o clima em Silverstone.

Para Verstappen, já 49 pontos atrás de Piastri após um abandono na Áustria, Silverstone foi uma oportunidade perdida. Suas frustrações refletem uma luta mais ampla dentro da Red Bull, que está com dificuldades para administrar um carro menos competitivo que a McLaren. Mesmo assim, Verstappen permanece combativo, dizendo após a classificação: “Assumirei todos os riscos”. Com a chegada da Audi em 2026 e rumores de uma possível cláusula de rescisão em seu contrato, seu futuro permanece incerto. Por enquanto, ele está de olho na Bélgica, determinado a reagir. Piastri, por sua vez, prometeu aprender com o incidente em uma entrevista ao GPToday.net: “Lutarei com mais afinco”. O Grande Prêmio da Grã-Bretanha de 2025 será lembrado não apenas pela vitória histórica de Hulkenberg, mas também por uma batalha acirrada entre dois dos pilotos mais intransigentes da Fórmula 1.

Related Posts

“He is not only the number 1 golfer but also the best father” 🔴Meredith Scudder, wife of Scottie Scheffler, revealed the surprising reason why Scottie Scheffler tried his best to win The Open Championship. She emotionally shared that their son was seriously ill and needed a large sum of money for treatment, so Scheffler practiced tirelessly to win.👇

Golf fans around the world were already in awe of Scottie Scheffler’s performance at The Open Championship 2025, where he secured a career-defining victory. But in a deeply emotional revelation,…

Read more

Hot female golfer Paige Spiranac: From a girl afraid of communication to a beauty with more followers than Tiger Woods, bringing great opportunities to fans

Hot female golfer Paige Spiranac: From a girl afraid of communication to a beauty with more followers than Tiger Woods, bringing great opportunities to fans Paige Renee Spiranac, born on…

Read more

ÚLTIMA HORA: Max Verstappen ha sido multado severamente por la FIA, el organismo rector de la F1, por usar lenguaje grosero durante una conferencia de prensa previa al GP de Bélgica de 2025 con el siete veces campeón del mundo Lewis Hamilton. La siguiente acción de Verstappen dejó a todos los presentes con la respiración entrecortada.

La Fórmula 1, conocida por su intensidad dentro y fuera de la pista, ha vuelto a ser escenario de una controversia que está dando de qué hablar. En las horas…

Read more

ÚLTIMA HORA: Max Verstappen llamó a Lando Norris “EL BRITÁNICO ESTÚPIDO” para provocarlo y enfurecerlo después del GP de Bélgica. Pero las 15 palabras sencillas de Norris silenciaron inmediatamente a Verstappen, dejando a todo el mundo de la F1 sin palabras con su dura respuesta.

El Gran Premio de Bélgica 2025 en Spa-Francorchamps no solo fue un espectáculo de velocidad y estrategia bajo la lluvia, sino también el escenario de un drama que ha captado…

Read more

After he was competing in The Open Championship 2025, Rory McIlroy made the whole community cry when he secretly appeared in the backyard of a small house in a poor countryside just to fulfill the promise he made 2 years ago to a boy with hemiplegia – He did not bring a camera, no press, just a small bag of golf clubs, the shoes he had dreamed of, and a handwritten note with the words: “Your dream is the greatest title of my life.”👇

While the world watched Rory McIlroy compete in The Open Championship 2025 — one of the most prestigious and pressure-filled tournaments in golf — the Northern Irish star quietly stepped…

Read more

ÚLTIMA HORA: Max Verstappen ha sido fuertemente sancionado por la FIA, el organismo rector de la F1, por usar un lenguaje grosero durante una conferencia de prensa previa al GP de Bélgica 2025. Max Verstappen menospreció e insultó continuamente las habilidades de Franco Colapinto tras los rumores de que el joven piloto argentino se trasladará a Red Bull.

La Fórmula 1 ha vuelto a ser el centro de atención tras un incidente que ha sacudido el paddock antes del Gran Premio de Bélgica 2025. Max Verstappen, el actual…

Read more

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *