Max Verstappen quebrou o silêncio após receber uma penalidade pesada da FIA após um caótico Grande Prêmio de Miami, onde as tensões com a McLaren aumentaram dentro e fora da pista.
O piloto da Red Bull, que largou na pole, entrou em choque com o rival da McLaren, Lando Norris, nas primeiras curvas do Hard Rock Stadium. Mais tarde, Norris acusou Verstappen de uma abordagem do tipo “bater ou não passar”, alegando que o holandês o forçou deliberadamente a sair da pista, custando-lhe posições cruciais.
“Eu estava bem próximo dele e ele simplesmente me atropelou”, reclamou Norris pelo rádio da equipe durante a corrida. “O que devo fazer? Bater na parede ou algo assim?”
Lando mandando o dedo do meio para o Max 😭😭😭😭 que corrida foi essa, mano? kkkkk pic.twitter.com/KaZ5AaaEdh
– deni (@fiagirly) 4 de maio de 2025
Embora os comissários tenham notado o incidente inicialmente, mas não tenham tomado nenhuma atitude, a FIA posteriormente revisou a defesa agressiva de Verstappen após a corrida e lhe aplicou uma penalidade pós-corrida, rebaixando-o para quarto lugar, atrás de George Russell.
Reagindo à decisão, Verstappen disse: “Não concordo nem um pouco com a punição. Estávamos correndo forte, mas é isso que a Fórmula 1 é. Se toda batalha termina com uma punição, é melhor nem lutar. Eu deixei espaço e nós dois fomos – fazíamos parte da luta. Isso parece inútil.”
Apesar da penalidade, Verstappen manteve-se firme em relação à sua pilotagem: “Sempre correrei forte. Foi assim que conquistei títulos e não vou mudar. Se as pessoas querem facilitar as ultrapassagens, podem procurar outro lugar.”
A liderança muda de mãos! ⚔️
Piastri ultrapassa Verstappen em Miami #F1 #MiamiGP pic.twitter.com/TD63Va1Lhq
— Fórmula 1 (@F1) 4 de maio de 2025
Enquanto isso, Oscar Piastri, da McLaren, conquistou sua terceira vitória consecutiva, terminando 4,6 segundos à frente de Norris e ampliando sua liderança no título. Norris, apesar de suas frustrações, reconheceu o desafio de Verstappen, dizendo: “É sempre uma luta com Max. Ou você arrisca, ou não passa de jeito nenhum.”
À medida que o campeonato avança para a próxima fase, todos os olhos estarão voltados para saber se Verstappen irá melhorar sua abordagem ou se as batalhas ferozes só irão se intensificar.