A FIA anunciou uma penalidade tardia para Max Verstappen no Grande Prêmio Espanhol que o viu rebaixado no P10 depois que ele colidiu duas vezes com o rival da F1 George Russell.
Verstappen e Russell colidiram duas vezes em apenas algumas voltas, seguindo um carro de segurança tardio no Grande Prêmio Espanhol, fazendo com que Verstappen receba uma penalidade de 10 segundos.
Descendo a reta principal, Charles Leclerc e Russell pareciam passar por Verstappen depois que ele sofreu um estalo de oversteer, mas ele e Russell tocaram.
Eles então colidiram mais uma vez quando Verstappen foi informado por Red Bull para deixar Russell passar por ele, e depois acelerou mais uma vez e parecia tocar propositadamente rodas com a estrela da Mercedes.
No final da corrida, Verstappen foi atingido com uma penalidade de 10 segundos por mordomos da Fia Race, rebaixando-o até o 10º no clínico geral.
O dia de Verstappen vai de mal a pior
O quatro vezes o rebaixamento tardio do campeão de Verstappen levou a uma infinidade de mudanças no resultado da corrida, com Nico Hulkenberg conquistando um impressionante transporte de 10 pontos para Sauber com um quinto lugar.
Isso também significa que Verstappen perdeu massivamente na batalha do campeonato de seus motoristas, com o Oscar Piastri vencendo a corrida e o outro protagonista do campeonato Lando Norris voltando para casa em segundo.
Verstappen está agora 49 pontos atrás de Piastri no campeonato de motoristas, pois as esperanças de um quinto título consecutivo começam a desaparecer.
Ao vivo na transmissão da Sky Sports F1, Nico Rosberg acreditava que Verstappen deveria ter sido mais punido por sua colisão com Russell.
“Essa é muito branda do meu ponto de vista”, disse ele após o anúncio da penalidade de 10 segundos de Verstappen. “Lembre -se de Sebastian Vettel contra Lewis Hamilton em Baku 2017”.