O pai do quatro vezes campeão mundial de Max Verstappen, Jos Verstappen, descreve como injusto uma recente mudança de regras da FIA para o grande prêmio da Espanha.
A equipe de Fórmula 1 de Verstappen ficou impressionada com a velocidade da McLaren no início da temporada de 2025 e atualmente há 176 pontos atrás da equipe de Papaya no campeonato de construção.
Apesar disso, o holandês ainda pode competir bem no campeonato -piloto, tendo vencido duas das oito primeiras corridas. Agora são apenas 25 pontos do líder do campeonato, Oscar Piastri, antes do fim de semana do GP da Espanha.
Na véspera da carreira deste fim de semana, o pai de Verstappen, Jos, falou sobre uma mudança nas regras da FIA. Como resultado, a McLaren adaptará o design do seu carro para acomodar as medidas mais rigorosas da asa dianteira que serão introduzidas no GP da Espanha.
Verstappen, que competiu na Fórmula 1 intermitentemente entre 1994 e 2003, agora se pergunta por que essa regra não foi introduzida no início da temporada. Segundo ele, mais condições igualitárias poderiam ter sido criadas em 2025.
“Eles querem ter uma temporada emocionante e não alguém que ganha 20 corridas para se tornar monótono”, disse de Limburger, referindo -se ao domínio anterior de seu filho no campeonato com a Red Bull em 2023.
“Mas acho que deve haver condições iguais”, continuou Verstappen.
Assim como os lascas flexíveis, que serão proibidas na Espanha a partir da próxima semana. Algumas equipes se beneficiaram por muito tempo, o que não parece justo.
O chefe da equipe da Ferrari, Fred Vasseur, já sugeriu que a nova regra da FIA poderia ser uma “mudança de jogo” para a temporada de 2025.
Sua equipe icônica de Fórmula 1 começou a temporada ainda pior que a Red Bull e ainda não parece capaz de lutar pela vitória.
Embora os franceses não acreditem que as regras mudem a direção do campeonato, Vasseur sugeriu que eles tornarão todo fim de semana da raça individual mais competitiva, com uma maior variedade de equipes, da Espanha à Espanha.
As perguntas de Verstappen sobre o momento da mudança de regras chegam a um momento em que seu filho pode se beneficiar mais: ele tem 25 pontos do líder da Piestri e pronto para lutar pelo quinto campeonato mundial consecutivo que o recorde é igual.
A McLaren poderia ter que monitorar um pouco mais acima do ombro nas próximas corridas se a crença de Verstappen de que essa mudança criará uma posição competitiva mais justa se tornar uma realidade.