A FIA confirmou mais mudanças de pneus antes do Grande Prêmio de Mônaco deste fim de semana, após a decisão de tornar a corrida uma parada obrigatória para todas as 10 equipes da F1.
Todos os motoristas deverão fazer dois pit stops durante a corrida de domingo, em condições secas e úmidas, e terão que usar pelo menos dois tipos diferentes de compostos de pneus.
Para a corrida de 2025, o Pirelli dará um passo mais suave em sua escolha de compostos em comparação com a corrida de 2024, com o C6 disponível como o pneu macio, o C5 como Medium e C4 como difícil-a mesma escolha que o Emilia-Romagna GP no fim de semana passado.
Em 2024, o C5 serviu como o pneu mais macio, com todos os motoristas fazendo sua parada obrigatória nas condições da bandeira vermelha na primeira volta, e os 10 principais terminaram a corrida na ordem em que se classificaram.
Por que o Mônaco GP é uma corrida de duas paradas?
O World Motor Sport Council introduziu as duas paradas obrigatórias para melhorar o valor do entretenimento do GP Mônaco, que nos últimos anos foi criticado por seu caráter frequentemente processional e previsível.
É notoriamente difícil ultrapassar o Mônaco, com os cantos apertados e torcidos incompatíveis com os carros F1 cada vez mais largos – atualmente com largura de 2000 mm – o que geralmente significa que a qualificação determina a ordem de acabamento.
Esperamos que uma corrida de duas paradas descarte as preocupações da degradação dos pneus e impedirá que as equipes se concentrem demais na conservação dos pneus, abrindo decisões de estratégia e um elemento de imprevisibilidade para a corrida de 2025.
Se as equipes não aderirem à nova regra dos pneus, 30 segundos serão adicionados ao tempo dos motoristas no final da corrida como punição.