A FIA emitiu sua conclusão oficial sobre a controversa colisão de Pit Lane de Max Verstappen durante a corrida de Miami Sprint – e vem com uma nova penalidade para o atual campeão mundial.
Verstappen, que garantiu a pole position para o Grande Prêmio de Miami de domingo, ficou furioso no sábado, depois de um sprint caótico. Apesar de entregar uma volta de qualificação impressionante à frente de Lando Norris, da McLaren, e Kimi Antonelli, da Mercedes, a corrida de sprint do holandês se desenrolou após uma penalidade de 10 segundos e uma colisão na pista.
O incidente ocorreu quando Verstappen saiu de sua caixa de poço em pneus lisos quando a pista seca, assim como a Mercedes W15 de Antonelli se aproximou. A roda da frente de Verstappen cortou o traseiro direito do carro de Antonelli, quebrando a tampa da roda da Mercedes e forçando Antonelli a abortar sua parada. Antonelli, que começou a pole, acabou perdendo a chance de chegar a pontos, cruzando a linha atrás de Verstappen.
Depois de revisar o incidente, a FIA divulgou um comunicado no domingo: “Após uma revisão completa, os administradores determinaram que o Carro 1 [Verstappen] foi divulgado de maneira insegura, causando diretamente uma colisão. Conforme regulamentos, aplicamos uma penalidade adicional de grade de três lugares para a corrida de domingo”.
Um porta -voz da FIA elaborou ainda mais: “Embora a penalidade inicial durante o sprint tenha abordado consequências imediatas, somos obrigados a garantir consistência na aplicação dos padrões de segurança no pit lane. Essa decisão é baseada em evidências de rádio da equipe, imagens a bordo e relatórios de marechal”.
Verstappen já havia expressado sua frustração com Red Bull após a corrida, pedindo à equipe que investiga a falta de comunicação: “Eles foram diferentes. Você não pode realmente comparar essas coisas. Todos não queremos que isso aconteça, mas aconteceu”, disse ele.
O diretor da Red Bull Team, Christian Horner, reconheceu a questão, mas a enquadrou como um momento de aprendizado: “Foi um erro humano. Vamos aprender com isso”.
A penalidade da grade significa que Verstappen agora começará o Grande Prêmio de domingo por trás de Norris, complicando ainda mais sua defesa do título. Indo para a corrida, Verstappen trata o líder geral Oscar Piastri por 19 pontos e Norris por 10 na classificação dos motoristas.
Essa penalidade irá abalar o resultado do Grande Prêmio de Miami?