O CEO da Tesla, Elon Musk, disse que vai se afastar de seu papel na equipe de corte de custos do governo Trump, conhecida como Doge.
Aqueles na Casa Branca, incluindo o presidente, disseram que há muito o plano que Musk logo se afasta, mas as notícias chegaram quando o negócio de carros do bilionário viu os ganhos caírem.
O anúncio de Musk deixou muitas perguntas não respondidas, inclusive quando ele realmente deixará o governo e o que acontecerá com Doge, que significa o Departamento de Eficiência do Governo.
Quando perguntado pela BBC na quarta -feira, o presidente Donald Trump reforçou a mensagem de que o governo estava se preparando para a partida de Musk.
“Temos que, em algum momento, deixá -lo ir e fazer isso. Esperávamos fazer isso nessa época. Vou falar com Elon sobre isso”, disse Trump na Casa Branca.
O presidente também disse que Tesla “será cuidada” quando Musk retornar e alegou que Musk estava sendo “tratado de maneira injusta, acho, por parte do público”.
“Ele é um grande patriota, e [isso] nunca deveria ter acontecido com ele”, acrescentou Trump.
No entanto, sob as regras do governo, gastar menos dias em Doge poderia realmente prolongar a passagem de Musk no governo.
Musk foi designado como um “funcionário do governo especial” (SGE) – um rótulo que permite que ele trabalhe em um emprego do governo pago ou não remunerado por 130 dias por ano.
De acordo com um 2007Memorando do Departamento de Justiça, citado em um outubro de 2024Documento de orientaçãoDo Escritório de Ética do Governo, qualquer dia em que um SGE realize qualquer trabalho para o governo conta como um dia inteiro para esse limite.
Medido na inauguração de Trump em 20 de janeiro, o limite de 130 dias – assumindo que Musk, que se gabava de trabalhar nos fins de semana, relógios cerca de cinco dias por semana em Doge – acabaria no final de maio.
Mas a redução de volta estenderia esse prazo. Além disso, o limite de 130 dias seria redefinido em janeiro de 2026.
Musk não deu detalhes sobre sua programação pretendida. Ele fez o anúncio na terça -feira, depois que a Tesla relatou problemas financeiros, incluindo uma queda de 71% nos lucros.
A queda ocorreu depois que repetidos protestos de “Tesla Takadown” em todo o mundo e pedem boicotes contra o fabricante de carros em meio a papel do governo de Musk. Embora os organizadores tenham dito que a maioria dos protestos foi pacífica, alguns foramDestrutivo com incêndios no Tesla Showroomsou em estações de carregamento.
- As instalações da Tesla de Musk em nós enfrentam protestos de ‘remoção’
- Trump diz que os manifestantes anti-Tesla enfrentarão ‘inferno’
- Almíscar para reduzir o papel do doge após a merda dos lucros da Tesla
A empresa alertou os investidores que a dor poderia continuar, recusando -se a oferecer uma previsão de crescimento enquanto dizia que “mudar o sentimento político” poderia prejudicar significativamente a demanda pelos veículos.
Musk disse aos investidores em uma chamada de ganhos que o tempo que ele aloca para Doge “cairá significativamente” e que ele estaria “alocando muito mais do meu tempo para Tesla”.
Após os comentários, o preço de ações de Tesla aumentou.
Assista: Trump diz que ‘adoraria manter’ Musk trabalhando em seu governo
Também não está claro quantos dias Musk já trabalhou para o governo, se o governo está mantendo uma contagem e como o limite seria aplicado.
Houve críticas de que o governo Trump pode ter desrespeito as regras do governo na criação de papel sem precedentes de Musk e preocupações de que ele não possa seguir o prazo.
Sob regras para o SGES, Musk teria que passar por treinamento de ética, fornecer uma declaração confidencial de divulgação financeira e evitar conflitos de interesse.
Seu império corporativo inclui grandes empresas que fazem negócios com o governo dos EUA e os governos estrangeiros, incluindo a SpaceX, que possui US $ 22 bilhões em contratos do governo dos EUA, de acordo com o executivo -chefe da empresa.
As regras também proíbem funcionários especiais do governo de atividades partidárias, incluindo o uso de roupas com slogans políticos, enquanto nos escritórios do governo ou cumprem tarefas oficiais. Musk foi retratado usando um chapéu “Make America Great Again” no Salão Oval.
Ainda assim, em fevereiro, um oficial anônimo da Casa Brancadisse à CBS News, o parceiro dos EUA da BBC, que Musk registraria uma divulgação financeira confidencial em algum momento e recebia um briefing de ética.